26/01/2010
Notícia do JN
Web 2.0 está a minar o poder centralizado
2009-06-21
ELMANO MADAÍL
A ser possível doutrinar revolucionários com 140 caracteres, a do Irão não será a primeira "revolução Twitter" da História. Longe disso, não obstante a escassez do percurso do Twitter.
Ferramenta de micro-blogging lançada a 21 de Março de 2006 por Evan Williams (autor do Blogger), Biz Stone e Jack Dorsey, o Twitter permite aos utilizadores (twitters) enviar mensagens curtas aos inscritos na lista de seguidores, os quais são notificados instantaneamente de cada actualização feita pelo twitter original. O nome da ferramenta refere-se à onomatopéia inglesa tweet - o chilrear dos pássaros, adoptados também para ícone do Twitter (um pássaro azul).
O serviço conheceu um crescimento exponencial num só ano (1382%, segundo a Time) graças à adesão de muitas celebridades - o presidente dos EUA, Barack Obama, é o twitter com mais seguidores, cerca de 410 mil - por comportar uma vantagem que os blogues tradicionais não tinham: mobilidade e instantaneidade. Permitindo "twittar" a partir de um telemóvel à medida do desenrolar dos acontecimentos, foi utilizado no terremoto da China em Maio de 2008, ou ainda na aterragem forçada, em Janeiro, do avião da US Airways no rio Hudson, Manhattan. Os relatos do Twitter - conhecidos por tweets - são quase sempre em primeira mão, como os de Janis Krums. Residente em Nova Iorque, informou os amigos daquele acidente aéreo pelo Twitter - "está um avião no Hudson. Estou no ferry para resgatar as pessoas. Uma loucura" - assim que a nave pousou na água.
2009-06-21
ELMANO MADAÍL
A ser possível doutrinar revolucionários com 140 caracteres, a do Irão não será a primeira "revolução Twitter" da História. Longe disso, não obstante a escassez do percurso do Twitter.
Ferramenta de micro-blogging lançada a 21 de Março de 2006 por Evan Williams (autor do Blogger), Biz Stone e Jack Dorsey, o Twitter permite aos utilizadores (twitters) enviar mensagens curtas aos inscritos na lista de seguidores, os quais são notificados instantaneamente de cada actualização feita pelo twitter original. O nome da ferramenta refere-se à onomatopéia inglesa tweet - o chilrear dos pássaros, adoptados também para ícone do Twitter (um pássaro azul).
O serviço conheceu um crescimento exponencial num só ano (1382%, segundo a Time) graças à adesão de muitas celebridades - o presidente dos EUA, Barack Obama, é o twitter com mais seguidores, cerca de 410 mil - por comportar uma vantagem que os blogues tradicionais não tinham: mobilidade e instantaneidade. Permitindo "twittar" a partir de um telemóvel à medida do desenrolar dos acontecimentos, foi utilizado no terremoto da China em Maio de 2008, ou ainda na aterragem forçada, em Janeiro, do avião da US Airways no rio Hudson, Manhattan. Os relatos do Twitter - conhecidos por tweets - são quase sempre em primeira mão, como os de Janis Krums. Residente em Nova Iorque, informou os amigos daquele acidente aéreo pelo Twitter - "está um avião no Hudson. Estou no ferry para resgatar as pessoas. Uma loucura" - assim que a nave pousou na água.
Top 5 aplicações Twitter
andre.bergonse posted this in Web 2.0 on April 20th, 2009
Há algum tempo falámos um pouco sobre o Twitter, e prometemos na altura dar mais algumas dicas sobre outras formas de utilização deste serviço. O sucesso do Twitter não tem apenas a ver com a plataforma principal em twitter.com. Tem muito a ver com toda a comunidade de utilizadores e programadores que aproveitaram a sua grande abertura e facilidade de integração através de APIs para desenvolver novas aplicações e novas funcionalidades para os mais diversos fins.
O que propomos aqui é uma pequena lista das nossas 5 aplicações Twitter favoritas. A lista poderia ter muitas páginas, já que o ritmo a que se desenvolvem coisas novas todos os dias é difícil de acompanhar. Esperemos que seja útil para si. E fica aqui prometido que depois de um top 5 talvez venha um top 10
Há algum tempo falámos um pouco sobre o Twitter, e prometemos na altura dar mais algumas dicas sobre outras formas de utilização deste serviço. O sucesso do Twitter não tem apenas a ver com a plataforma principal em twitter.com. Tem muito a ver com toda a comunidade de utilizadores e programadores que aproveitaram a sua grande abertura e facilidade de integração através de APIs para desenvolver novas aplicações e novas funcionalidades para os mais diversos fins.
O que propomos aqui é uma pequena lista das nossas 5 aplicações Twitter favoritas. A lista poderia ter muitas páginas, já que o ritmo a que se desenvolvem coisas novas todos os dias é difícil de acompanhar. Esperemos que seja útil para si. E fica aqui prometido que depois de um top 5 talvez venha um top 10
Facebook ganha adeptos em Portugal
Segundo os dados do estudo Netpanel da Marktest, o Facebok está entre os domínios que em Setembro mais aumentaram tanto em número de utilizadores como em páginas visitadas a partir do lar.
Audiências de Internet (universo de 2008) , Marktest.com, 27 Outubro 2009
Em Setembro de 2009, 3 361 mil portugueses com 4 e mais anos navegaram em suas casas na internet, o que representou uma subida de 2.7% relativamente ao mês anterior mas um decréscimo de 1.6% face ao mês homólogo de 2008, de acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest.
O domínio wikipedia.org registou o maior aumento mensal em número de utilizadores únicos, ao passo que o do Ministério da Educação foi o que mais subiu em páginas visitadas (período de concurso de professores). Na segunda posição, ficou o Facebook, que aumentou 25% em visitantes e mais do que duplicou o número de páginas visitadas.
Neste mês, foram visitadas mais de 3,5 mil milhões de páginas, mais 16.6% do que no mês anterior mas menos 6.1% do que no mês homólogo do ano anterior. Cada utilizador viu, em média, 1048 páginas, o que significou uma subida de 13.7% relativamente ao mês anterior mas
O número de horas de navegação mensal aproximou-se de 34 milhões, o que representou um aumento mensal de 20.7% e homólogo de 2.2%.
O tempo despendido por utilizador subiu para 10 horas e 2 minutos, mais 1 hora e 12 minutos do que em Agosto e mais 22 minutos do que no mesmo mês de 2008..
Audiências de Internet (universo de 2008) , Marktest.com, 27 Outubro 2009
Em Setembro de 2009, 3 361 mil portugueses com 4 e mais anos navegaram em suas casas na internet, o que representou uma subida de 2.7% relativamente ao mês anterior mas um decréscimo de 1.6% face ao mês homólogo de 2008, de acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest.
O domínio wikipedia.org registou o maior aumento mensal em número de utilizadores únicos, ao passo que o do Ministério da Educação foi o que mais subiu em páginas visitadas (período de concurso de professores). Na segunda posição, ficou o Facebook, que aumentou 25% em visitantes e mais do que duplicou o número de páginas visitadas.
Neste mês, foram visitadas mais de 3,5 mil milhões de páginas, mais 16.6% do que no mês anterior mas menos 6.1% do que no mês homólogo do ano anterior. Cada utilizador viu, em média, 1048 páginas, o que significou uma subida de 13.7% relativamente ao mês anterior mas
O número de horas de navegação mensal aproximou-se de 34 milhões, o que representou um aumento mensal de 20.7% e homólogo de 2.2%.
O tempo despendido por utilizador subiu para 10 horas e 2 minutos, mais 1 hora e 12 minutos do que em Agosto e mais 22 minutos do que no mesmo mês de 2008..
Subscrever:
Mensagens (Atom)